YouTube

Artigos Recentes

Ler no escuro faz mal às vistas?


Compartilhe o artigo:



        Indo direto ao ponto, ler no escuro não oferece riscos diretos à visão. A baixa claridade apenas irá exigir um maior esforço da musculatura do seu olho para focar bem, como na dilatação da pupila. Isso poderá, no entanto, causar uma bela dor de cabeça, dependendo da duração da leitura. Mas, por outro lado, ler no escuro pode fazer com que a pessoa aproxime o objeto de leitura para muito perto dos olhos, ação que, se prolongada, forçará perigosamente o cristalino (uma espécie de lente dos olhos, usada para ajustar o foco), e, em caso de persistência nesse comportamento, pode até mesmo levar o indivíduo a desenvolver miopia ao longo dos anos (porém, não existe consenso ainda nessa questão em específico). Portanto, em qualquer nível de luminosidade, poder ser benéfico manter uma distância de, no mínimo,  30 centímetros da fonte de texto.

           Além disso, ler muito,  passar muito tempo na frente da televisão ou computador, ou costurar/bordar em excesso e não prejudicam a visão. Caso esteja muito perto dessas telas, os olhos podem ficar cansados mais rapidamente, mas isso não significa que a sua visão está sendo prejudicada. Algo que pode realmente ocorrer de prejudicial, em qualquer situação mencionada anteriormente,  é o ressecamento dos olhos por escassez de piscadas, caso a atenção na atividade seja alta. Por isso é bom parar a cada trinta minutos do que você estiver fazendo, olhar para outras direções e aproveitar para piscar os olhos, lubrificando-os.

- Continua após o anúncio -



          A verdade é que... Diversos estudos apontam que problemas oculares como a miopia - onde existe uma modificação estrutural no globo ocular - são causadas, em maioria absoluta, por fatores genéticas, em probabilidades que podem chegar a ultrapassar os 90% dos casos. Mesmo alguns estudos questionando esses resultados, o papel da hereditariedade em alto grau de relevância é inquestionável. Porém, fatores ambientais, por menos decisivos que sejam, também são significativos e devem ser levados em conta, especialmente se tratando de crianças muito novas, onde o globo ocular ainda está terminando o seu desenvolvimento.

         Um estudo Australiano de revisão publicado em 2012 (Ref.5), por exemplo, mostrou que crianças que brincam mais fora de casa possuem menos chances de desenvolverem miopia com o passar do tempo. O motivo poderia ser, talvez, relacionado ao fato de que em um ambiente amplo e iluminado, as crianças estariam treinando mais as variações de perspectivas, estimulando o desenvolvimento saudável dos olhos. Por outro lado, em adultos, onde o globo ocular está totalmente formado, é pouco provável que os fatores ambientais serão comparáveis em qualquer magnitude com os genéticos quando analisamos a saúde ocular a nível estrutural (miopia, astigmatismo, hipermetropia).

             Dois outros hábitos comuns, no entanto, podem causar sérios danos à visão e são, geralmente, tratados com descaso pelas pessoas.

1. A primeira é coçar, frequentemente, os olhos. Nessa situação, podem ocorrer danos caso a mão esteja suja (e geralmente estão), elevando o grau de perigo dependendo do tipo da sujeira, e também podendo ocorrer danos diretos na estrutura ocular, principalmente na córnea, a qual ficará sujeita a possíveis deformações comprometedoras da boa visão;

2. O segundo é ler em veículos em movimento, especialmente se ele tremer muito (como em ônibus ou em ruas em mal estado de conservação). Nessa situação, existe um maior esforço dos músculos dos olhos para mantê-los paralelos e focados no ponto de leitura. Isso irá trazer, certamente, dor de cabeça e enjoo, além de poder favorecer o surgimento do estrabismo (olhos que não conseguem se movimentar de forma paralela);

- Continua após o anúncio -



Conclusão geral: Ler sob baixa luminosidade não causará mal para a sua visão. Se considerarmos a população adulta, essa é uma verdade absoluta. Em crianças mais novas, porém, é preciso ficar atento no modo em como elas estão lendo, independentemente se é sob alta ou baixa luminosidade. Os riscos são mínimos, mas é sugerido que eles existam.

*Alguns especialistas dizem que ler deitado pode trazer danos visuais por favorecer o achatamento dos olhos. Mas, como eu não consegui achar o porquê disso, não posso afirmar se é certa a afirmação. Aliás, são poucas as fontes confiáveis que disseminam esse pressuposto.


REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://scienceline.org/2007/10/ask-peck-darkeyesmyopia/
  2. http://www.nytimes.com/2006/07/04/health/04real.html
  3. https://healthpsych.psy.vanderbilt.edu/2008/ReadingVision.htm
  4. http://www.bbc.com/future/story/20121001-should-you-read-in-the-dark
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22809757
  6.  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11328732
  7. http://iovs.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2162292
  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18757506 
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3634557/
  10. http://www.bmj.com/content/335/7633/1288
  11. http://www.fda.gov/ForConsumers/ConsumerUpdates/ucm397680.htm