YouTube

Artigos Recentes

Cuidado com o uso exagerado das chupetas!



           Em um recente estudo, foi sugerido que o aprendizado de fala e a movimentação da língua estão intimamente ligados, ou seja, não seria apenas a audição o fator determinante para aprender a diferenciar os sons da fala. E isso serve de alerta para o uso sem controle de chupetas e brinquedos de mastigar similares em bebês.

            Na University of British Columbia, bebês foram estudados separados em dois grupos, onde em um deles eram usados brinquedos para morder e no outro estes eram proibidos. Os bebês com a boca livre e, consequentemente, com a língua livre para se movimentar ( grupo sem os brinquedos) entendiam muito melhor os sons de fala dirigidos a eles do que aqueles no outro grupo. Detalhe: nenhum deles tinham aprendido a falar ainda, ou seja, a movimentação da língua estava ajudando, realmente, eles a compreenderem a fala, mesmo eles não estando falando nada. Pode ser que eles associam mais a movimentação oral dos sons gerados do que ao próprio som em si. Espelhando os movimentos da língua, eles estariam guardando melhor os sons assimilados. Nossa percepção da fala pode ser extremamente dependente das áreas no cérebro que controlam os movimentos bucais.

             Por isso é bom os pais ficarem atentos ao uso excessivo de chupetas, por exemplo. É bom ir acostumando o bebê, desde cedo, a ficar com a boca/língua mais livre. Seguindo os resultados desse último estudo, o ato de falar pode ficar comprometido, já que a criança passa a preferir ficar mastigando a chupeta do que treinar os sons aprendidos. Além disso, existem os clássicos problemas com a amamentação e com a má formação dentária se não existir uma supervisão sobre esses brinquedos ´pacificadores´. As chupetas podem ajudar a acalmar os bebês e evitar os terríveis choros, mas é preciso moderação. A partir de 1 ano de idade, já é recomendado pelos especialistas que os pais desestimulem o uso desses mastigadores nos seus filhos.

Não deixe seu filho ficar viciado com as chupetas e outros brinquedos similares


Estudo científico mencionado: http://www.pnas.org/content/112/44/13531.short

Menção na Nature: http://www.nature.com/scientificamericanmind/journal/v27/n2/full/scientificamericanmind0316-11a.html

Artigo relacionado: Por que os bebês gostam tanto de ´Peekaboos´?

 REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.scientificamerican.com/article/do-teething-toys-disrupt-how-babies-learn-language/
  2. http://www.llli.org/nb/nbnovdec95p172.html
  3. https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/dental-care-children-and-dummies