YouTube

Artigos Recentes

Como lidar com um resfriado?



           Os resfriados (não confundir com gripe) são causados por vários diferentes vírus, mas os principais são os rinovírus. Os sintomas da doença englobam inflamação da garganta, nariz escorrendo, tosse, irritação nos olhos, dor de cabeça e dores musculares. Normalmente, adultos se curam dela naturalmente (essa é a única forma, já que não existe outra cura) em um período entre 7 e 10 dias. Não existem épocas para o resfriado. Em qualquer momento do ano você pode pegá-lo.

          Mesmo não sendo uma doença grave, pessoas com a resistência imunitária baixa ou com problemas respiratórios, como a asma, podem experimentar uma complicação devido a ela, onde podemos citar a pneumonia. Além disso, os resfriados são a maior causa de faltas ao trabalho e incapacitação das pessoas no dia-a-dia. Adultos tendem a contraí-la de 2 a 3 vezes todos os anos, e as crianças e idosos são ainda mais suscetíveis à essa infecção. Vou listar três dicas fundamentais para manter o resfriado longe:

1. Lave suas mãos frequentemente com sabão e água. Muitos vírus, fungos e bactérias vivem nas nossas mãos, e mantê-las limpas é uma forma de prevenir diversas doenças. O simples ato de colocar o dedo na boca, esfregar os olhos e coçar o nariz já pode mandar vários desses patógenos para o ataque no seu corpo.

2. Evite ficar perto de pessoas resfriadas. Mesmo achando que está a uma distância segura delas. os vírus do resfriado caminham uma boa distância no ar, carregados por gotículas que saem da boca e nariz dos contaminados. Por isso, no inverno, as contaminações são maiores, já que as pessoas tendem a ficar mais juntas por causa do frio, em ambientes fechados. E evite manusear qualquer objeto manipulado pelos doentes, porque as gotículas contaminadas ficam impregnadas neles.

3. Alimente-se sempre bem e mantenha-se sempre hidratado. Seu corpo precisa de todos os nutrientes para se manter saudável e manter o sistema imunológico forte. Gripes e resfriados normalmente atacam pessoas que se alimentam mal ou estão sempre fazendo regimes extremos.

4. Durma, no mínimo, 8 horas por dia, ou algo próximo disso. Dormir bem ajuda imensamente o sistema imunológico a se recuperar e evita prejudiciais doses extras de estresse. 

          Caso você fique resfriado, fique em casa descansando, se alimentando bem, ingerindo bastante água e evite sair de casa. Sempre que for espirrar, ou tossir,, proteja a boca/nariz, para dificultar a disseminação do vírus pelo ar e objetos ao redor. Desinfete/lave sua mão e outros utensílios tocados, para evitar passar a doença para sua família e outras pessoas próximas. E NÃO USE ANTIBIÓTICO PARA TRATAR SEU RESFRIADO, OU QUALQUER OUTRA DOENÇA CAUSADA POR VÍRUS! ANTIBIÓTICOS SÃO PARA COMBATER BACTÉRIAS! Usar antibióticos sem necessidade causa muito mal para você e piora a crise enfrentada pelo mundo por causa da resistência bacteriana.

           Resfriados não precisam de um acompanhamento sério de médicos para ser curada. Mas, no caso de febres muito altas, sintomas que durem mais de 10 dias e manifestações físicas estranhas, é preciso, com urgência, buscar a ajuda de um hospital.

Referência Científica: CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA)

Artigo complementar: Remédios para a gripe funcionam?

Artigo recomendado:   O que são as superbactérias e a resistência bacteriana?