YouTube

Artigos Recentes

Uma distorção chamada ´Q48´



          Muitos já devem ter ouvido falar do método de exercícios chamado ´Q48´...E eu vou ser direto, pela milésima vez: estratégias de emagrecimento devem ser, idealmente, supervisionadas por profissionais de nutrição, serem planejadas de forma individual e onde o foco é na alimentação, e não nas atividades físicas. Eu realmente fico muito nervoso com esses programas "mágicos" de emagrecimento que se espalham furiosamente pelas redes sociais. E a situação fica pior ainda com o envolvimento da revista Exame no meio.

           De acordo com o ´treinador´ e ´especialista´ Vinícius Possebon, se você fizer uma sessão entre 4 e 6 minutos de exercícios livres específicos de alta intensidade, seu corpo se transforma em uma ´máquina de queimar gordura´, onde uma grande perda de gordura corporal perdura por aproximadamente 48 horas (por isso o nome Q48...´Queima de 48 horas...Gênio, não?). De acordo com o Mestre dos Magos, você nem precisa se preocupar com uma dieta elaborada e rotina ´chata´ de academia. "Com apenas 5 minutos diários, todos os seus sonhos de emagrecimento são possíveis! Basta você comprar meu plano de ensino."

            Eu nem sei por onde começar...É tanto desvirtuamento que a raiva se transforma em desânimo. O canal no You Tube do cidadão possui centenas de milhares de inscrições e muitos desiludidos acabam realmente acreditando nessa fórmula mágica por causa do marketing pesado. Como eu já disse várias vezes aqui (eu não, o consenso científico), não adianta malhar se sua dieta não é o foco principal. Exercícios são mais para a modelagem do corpo (através do crescimento muscular), excelentes ganhos de saúde e aumento do condicionamento físico. Para perda de peso (gordura corporal) o foco precisa ser inteiramente voltado para a dieta. Exercícios físicos são apenas ajudantes nesse processo. Nos artigos recomendados abaixo (baseados em real ciência), eu explico melhor o assunto. Muitas vezes, uma única barra de chocolate possui mais calorias do que a soma de tudo que você gastou em 1 hora de academia.

               O que o método Q48 ´ensina´ é uma tremenda de uma distorção. Não existe base lógica para explicar o porquê de uma série curta de exercícios aumentar o metabolismo do seu corpo a um ponto onde a gordura queima como fogo em palha durante dois dias seguidos. Isso não faz sentido nenhum. A única coisa que você irá perder são as calorias queimadas durante essa série de exercícios. E não importa a intensidade, porque 5 ou 6 minutos diários não queimarão mais do que umas 200 Kcal (ou seja, quase nada, especialmente se a alimentação não for o foco principal). O metabolismo não é fator determinante na perda de gordura, assim como os exercícios físicos. O que, como e quanto você come é que irá determinar o ganho ou perda de massa corporal. O treinamento Q48 não influencia em quase nada no emagrecimento. Isso sem contar os fatores genéticos envolvidos.

               E o pior vem agora: em um dos vídeos do YouTube pertencentes ao programa (1), é afirmado que tudo o que está sendo dito é baseado em um estudo científico, especificado na descrição do vídeo. Você procura pelo estudo e realmente acha um. Mas o tal estudo não tem relação alguma com perda de peso, e, sim,com preparo físico em termos cardiovasculares (2)! Ele pegou um artigo científico qualquer sobre exercícios de alta intensidade feitos sob um pequeno intervalo de descanso e inventa um monte de informações em cima dele! Inacreditável! Aí, existe outro link na descrição do vídeo que cai em uma ´matéria´ da revista exame que possui apenas 4 pequenos parágrafos que objetivam apenas induzir os leitores a acessarem o site de compras do ´Q48´ (3)!! É uma ´reportagem propaganda´, a qual apenas elogia o método e mais nada!! Ou seja, a Exame usando o seu poder popular para promover um produto mais do que suspeito! Não é possível que não existam processos contra este programa de emagrecimento no PROCON. É realmente um absurdo sem tamanho.

         Por favor, pessoal, não gastem dinheiro de forma inútil com algo que provavelmente não resolverá o que é prometido e pode até trazer prejuízos à saúde se seguido sem uma orientação profissional. Sempre que possível,  consulte um educador físico profissional e um nutricionista antes de qualquer planto de dieta e/ou atividades físicas. Cada corpo é um corpo, e precisa ser analisado de forma individual. Nenhum programa feito em uma molde único irá surtir os mesmos efeitos para todos.

Caro Vinícius Possebon, se você conseguir provar, cientificamente (a partir de artigos científicos consensuais) de que tudo o que eu critiquei sobre o seu Q48 é incoerente com a verdade (tarefa impossível, eu diria...), ficarei feliz em excluir esse artigo e pedir desculpas. Até lá, continuarei criticando o seu método distorcido.

Nunca acreditem em propagandas desse tipo, onde milagres são prometidos sem base científica alguma, onde apenas o lucro é visado, enquanto sua saúde e esperanças pagam caro

(1) Link para um dos vídeos dele: https://www.youtube.com/watch?v=UkKaO80AFog&feature=youtu.be


(2) Link para o estudo distorcido (o qual ele nem teve coragem de disponibilizar o link, apenas o título...aliás, os pesquisadores responsáveis pelo estudo nem devem saber que este está sendo usado de forma irresponsável): http://www.nrcresearchpress.com/doi/abs/10.1139/h2012-093#.VrFRTsuGN6k

(3) Link para a ´matéria´ na revista Exame: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/noticias/este-video-ensina-como-emagrecer-em-apenas-4-minutos

Observação: Para qualquer afirmação no Jornalismo Científico, é preciso haver um consenso científico, onde a totalidade dos artigos científicos sobre um assunto concordem com os resultados conjuntos obtidos. Caso contrário, você só pode admitir uma ´evidência´. Ou seja, mesmo se o artigo especificado pelo Q48 fosse realmente favorável à sua metodologia de treino, ele não poderia afirmar nada por se tratar apenas de um estudo isolado (bem, considerando que ele apenas citou este). Conclusão: só vergonha atrás de vergonha.

Artigo recomendados ( baseados em real ciência):

ATUALIZAÇÃO ( 05/02/16): Vi muitas pessoas defendendo (5) o Q48 dizendo que, dentro do programa comprado, é explicado para você que em nada adianta o programa caso não haja uma boa dieta e acompanhamento de um nutricionista. Isso é defesa? Não isso é propaganda enganosa. Ele faz uma publicidade enorme em cima do ´Emagreça com apenas 5 minutos´ e depois vem dizer que nada adianta sem uma base nutricional? Ora, faça-me o favor...Você, literalmente, pagou o programa para pagar um nutricionista depois. E, de qualquer forma, não importa. O programa Q48 não é honesto (onde estão as provas científicas?) quando diz que essa série de exercícios aumenta bastante o metabolismo por cerca de 48 horas, sendo este o suposto principal motivo do emagrecimento, e ainda utiliza estudos que nada têm a ver com metabolismo e emagrecimento.

(5) Vendedores do produto, certamente...