YouTube

Artigos Recentes

Vinagre ou água sanitária para a limpeza dos vegetais?

 

              Para se lavar frutas e verduras, não se usa vinagre, se o objetivo é matar os germes.  O vinagre  ( qualquer que seja o tipo) é apenas uma solução contendo, principalmente, ácido acético, o qual está em concentrações mínimas na mesma, sendo totalmente ineficaz em matar os seres contaminantes. Esse produto só deve ser usado, como acessório, no tempero de saladas e outros pratos.

               Na higienização desses alimentos, deve-se usar a água sanitária ( chamada também de ´cloro´). Seu princípio ativo, o hipoclorito de sódio ( em específico, o íon hipoclorito) é um potente desinfetante e bactericida. O recomendado pelos órgãos de saúde é deixar as frutas e verduras de molho, por cerca de 15 minutos, em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água. Cuidado para não exagerar no uso da água sanitária, pois ela pode ser bastante tóxica em excesso. E tome cuidado ao manipulá-la, pois, em contato com a pele, existe o risco de fortes irritações ou até mesmo queimaduras graves.

                 E a limpeza, posterior ao uso da água sanitária, deve ser feita com água corrente e uma esfregada com as mãos, para retirar ovos, terra, insetos e lagartas que possam estar presos, principalmente, nas verduras. Apenas deixar esses alimentos de molho não retira todas as coisas grudadas neles. Além disso, a água corrente elimina o excesso de hipoclorito de sódio deixado de resíduo. E lavar com água sanitária não remove possíveis agrotóxicos que possam estar presentes junto às frutas e verduras. Água com sabão pode ajudar a remover o excesso de algumas dessas substâncias, mas para eliminar completamente a presença dos agrotóxicos, só comprando alimentos orgânicos.

Sempre verifique se está discriminado na embalagem ´água sanitária´

              IMPORTANTE: Apenas use produtos onde esteja escrito ´água sanitária´ para lavar os alimentos. Outros alvejantes podem conter hipoclorito de sódio, mas também trazem outras substâncias muito nocivas à saúde se ingeridas.

              OBSERVAÇÃO: É bom usar água sanitária para lavar mesmo as cascas das frutas que não serão ingeridas cruas ( como o abacaxi e o mamão) para evitar que germes ativos dessa região sejam passados para o interior comestível no momento de descascá-las ou cortá-las                

               AVISO: Um artigo recente publicado na revista científica ´Journal of Clinical Investigation´, achou evidências de que um banho usando soluções muito pouco concentradas em água sanitária ( menor do que 0,0005% em massa da substância) poderia fazer muito bem à pele, ajudando a tratar úlceras, infecções e no aumento da resposta imune da região epitelial. Porém, os estudos foram só feitos em ratos e, mesmo assim, os resultados são inconclusivos. Portanto, não tentem seguir esse método de limpeza para o corpo, principalmente porque a mal manipulação na hora de fazer a solução pode causar sérios danos à pele.

Texto complementar: Qual é o real poder do bicarbonato de sódio?

ATUALIZAÇÃO ( 24/01/16): A água sanitária pode ser também utilizada para o combate ao mosquito vetor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya ( Aedes aegypti). Para mais informações: Mitos sobre o combate à dengue