YouTube

Artigos Recentes

Qual é o real poder do bicarbonato de sódio?

- Artigo atualizado no dia 13 de maio de 2018 -

Compartilhe o artigo:



          É preciso sempre ficar atento às informações irresponsáveis que não possuem base científica nenhuma. Nos anos recentes, o Bicarbonato de Sódio (NaHCO3) vem sendo tratado como um milagroso sal multiuso, o qual, supostamente, cura até o câncer.

         Primeira coisa que vou deixar claro, e surgiu com um comentário de uma leitora , é o fato de existirem diversas receitas caseiras de limpeza com o bicarbonato de sódio. Pesquisei por um bom tempo sobre isso, e não pude achar quase nenhuma fonte científica para a maior parte das alegações de limpeza. Algumas pessoas dizem que funcionam, outras dizem que não. Portanto, vou me abster de comentar sobre essas 'receitas'.  De qualquer forma, sob o ponto de vista químico, o bicarbonato de sódio pode até ajudar a retirar sujeiras ácidas, pois esse sal é uma base fraca, a qual reage com os ácidos, produzindo um sal mais solúvel em água. Se ele é solúvel em água, a limpeza é otimizada.  Porém, dizer que ele ajuda a remover qualquer tipo de gordura por si só é falso. No máximo, alguns ácidos graxos, e precisa estar acompanhado de um detergente.

          E sobre o seu papel bactericida, ele é bem fraco nessa ação, sendo aconselhável outros métodos, principalmente se for limpar verduras e frutas (use água sanitária). Algo verdadeiro sobre esse sal é a sua ação como abrasivos, onde sua pasta com água ajuda a remover tintas, ferrugens e outros tipos de superfícies. Mas é preciso ter cuidado ao usar a pasta porque ele reage com alguns materiais, como o alumínio.

- Continua após o anúncio -



           Agora, vem o mais grave. Muitas pessoas vem dizendo que o bicarbonato de sódio tem ação contra o câncer, podendo até curá-lo. Há alguns anos atrás, pesquisadores estavam sugerindo que haveria como limitar o crescimento dos tumores diminuindo-se a acidez do meio em que eles se encontram (as células tumorais criam um ambiente ácido em torno delas, devido ao metabolismo acelerado e alto de glicose aliado à uma baixa circulação sanguínea nas áreas cancerígenas). Uma substância que poderia ser útil, e estava sendo testada em ratos, era o bicarbonato de sódio. Realmente certos tumores tiveram seu crescimento limitado com a ingestão e aplicação local de bicarbonato de sódio. Mas o mecanismo por trás disso até hoje não foi muito bem explicado, porém foi notado a diminuição da acidez em torno das células sanguíneas, mas, estranhamente (e esperado...) nenhuma mudança no pH no sangue e outros tecidos no corpo foram notados (A dieta alcalina possui base científica?). Mas esses testes clínicos foram limitados e não podem ser levados como conclusivos, e muito menos mostraram cura do câncer nesses animais, apenas um efeito paliativo. Ah, e claro, isso foi testado em ratos. Não se sabe se os mesmos efeitos podem ser replicados em humanos!

         Em relação às pesquisas nessa área (controle de pH em tumores), nenhuma delas ainda mostrou conclusões de eficácia. O melhor tratamento ainda é a quimioterapia e radioterapia. E a melhor forma de combater o câncer é prevenindo ele de surgir, através da adoção de hábitos de vida saudáveis (boa dieta alimentar; corte de fumo e excesso de bebidas; atividades físicas regulares; etc.). E eu já disse isso antes: existem diversos tipos de câncer, sendo impossível uma única substância dar um jeito em todos eles. Por exemplo, nos estudos com os ratos citados, em nem todos os cânceres isso funcionou e em alguns, como os de mama, só injeções de bicarbonato de sódio, diretamente no tecido mamário, surtiram algum efeito.

         Outra coisa muito difundida é que o consumo de bicarbonato de sódio, por ele ser uma base, diminui a acidez do sangue, causando problemas sérios para o organismo. Não, o pH do sangue não entra em desequilíbrio devido à alimentação, independente se o alimento é ácido ou básico. Esse é o mesmo preconceito com o leite (O consumo de leite é prejudicial?). E outra: o bicarbonato nem vai chegar direito ao seu intestino, porque vai ser totalmente neutralizado pelo ácido clorídrico do seu estômago. Mas, claro, se você tomar um excesso de bicarbonato, algo bem grave acontecerá. 

- Continua após o anúncio -



         A função do bicarbonato de sódio na saúde humana, é, essencialmente, sua ação neutralizante (básica) sobre um possível excesso de acidez no estômago. Ele irá reagir com o ácido clorídrico presente nessa cavidade digestiva, formando água, gás carbônico ( em equilíbrio com o ácido carbônico) e cloreto de sódio como produtos finais, diminuindo a acidez estomacal. Outro uso é no tratamento de acidose no sangue, causada pela diabetes, por exemplo, onde uma solução de bicarbonato de sódio é dada por soro para o paciente, com o objetivo de criar um tampão mais eficiente no sangue e levar o pH sanguíneo para o seu nível normal. Porém, existem controvérsias cercando essa terapia quanto aos riscos de uma alcalose sanguínea por aplicação exagerada da solução tampão.

        No entanto, segundo um estudo publicado no periódico Journal of Immunology (Ref.10), uma dose diário de bicarbonato de sódio (solução) pode ajudar a reduzir as inflamações no corpo geradas por doenças autoimunes, como artrite reumatoide.  O mecanismo por trás desse benefício repousaria na ação do antiácido em reduzir a acidez estomacal, estimulando o órgão a produzir mais ácido clorídrico para digerir a próxima refeição, com isso, ao mesmo tempo, parecendo sinalizar via acetilcolina para as células mesoteliais no baço alertarem esse pequeno órgão a limitar sua resposta imune.


        Os pesquisadores - da Medical College of Georgia - mostraram que quando 12 voluntários saudáveis (6 homens e 6 mulheres) bebiam água com bicarbonato de sódio por duas semanas (2 gramas diárias do sal dissolvidas em 250 ml de água), a população de células imunes chamadas de macrófagos passavam a ser representadas mais no sangue, no baço e nos rins pelo tipo M2 (anti-inflamatório/regulatório) do que pelo tipo M1 (pró-inflamatório) - este último previamente em maior quantidade - em comparação com o grupo de controle (consumindo uma solução salina com 1,39 gramas de cloreto de sódio para equivalência molar). Essa ação anti-inflamatória induzida pelo consumo de bicarbonato de sódio pode trazer um significativo fator de proteção para o corpo para pacientes com doenças que induzem processos inflamatórios crônicos. Porém, esse é um estudo isolado e os resultados precisam ser confirmados por outros estudos envolvendo um maior número de participantes.

       De qualquer forma, independentemente do objetivo, evite ficar consumindo sempre esse sal, porque ele contém sódio, em uma proporção de 1 para 1 com o ânion bicarbonato, e seu consumo excessivo é fator de risco para gerar ou intensificar a hipertensão (Sódio e hipertensão). Além disso, o uso frequente desse sal irá interferir negativamente no seu processo digestivo, por estar sempre alterando o pH estomacal, atrapalhando a ação de enzimas presentes no órgão, e pode ser bastante tóxico caso ingerido em excesso. Ele deve ser usado apenas em momentos de real necessidade ou, no máximo, em quantidades diárias realmente pequenas.

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.cdc.gov/parasites/swimmersitch/faqs.html
  2. http://www.prattvilleal.gov/departments/alternatives-for-household-cleaners.html
  3. https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/002749.htm
  4. https://www.nlm.nih.gov/medlineplus/druginfo/meds/a682001.html
  5. https://dailymed.nlm.nih.gov/dailymed/drugInfo.cfm?setid=79ddec3b-ef04-425d-478f-76f6b54a22a5
  6. https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/sodium_bicarbonate#section=Interactions
  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMHT0001656/
  8. http://www.omicsonline.org/open-access/systemic-buffers-in-cancer-therapy-the-example-of-sodium-bicarbonatestupid-idea-or-wise-remedy-2161-0444-1000314.php?aid=65744
  9. http://www.hindawi.com/journals/tswj/2014/627673/abs/
  10. http://www.jimmunol.org/content/200/10/3568