YouTube

Artigos Recentes

Faz mal o uso de roupas em cães e gatos?

      
                         
         Uma grande moda entre os donos de cães e gatos é o uso de roupinhas nos seus animais. Desde laços até peças completas, muitas pessoas acham uma 'fofura' ver seus bichinhos do coração emperiquitados em 'fantasias humanas'. Mas é importante alguns esclarecimentos de vestir seu animal de estimação.

- Continua após o anúncio -


          Para começar, os cães e gatos não precisam de roupas. Em certas épocas de muito frio, algumas linhagens podem até agradecer um agasalho extra, mas outras, literalmente, já estão bem agasalhadas com os seus pelos, especialmente aqueles oriundos (nativos) de regiões frias. Outro ponto relevante é que os gatos, em específico, tendem a odiar qualquer acessório a mais sobre seus corpos, mesmo que seja apenas um laço, com raras exceções. Se você tem um bichano, evite vesti-los. Pode parecer apenas uma rebeldia inicial deles, mas o uso de roupas eleva muito o estresse dos felinos. No máximo, vista-os para uma foto rápida.

Algumas raças de gato, como o Sphynx (à direita), podem até se beneficiar com uma roupa especial no frio, mas será que o peludo à esquerda está satisfeito com a vestimenta?

             No caso dos cães, estes costumam ficar menos incomodados com as roupas, mas é importante escolher um modelo que não traga desconforto a esses animais, consultando um veterinário, se possível. Além disso, muitas linhagens, principalmente aquelas de pele mais rosada, costumam ter alergia ao algodão. Evite esse tipo de tecido se puder. O ideal, também, é não vestir o seu cão pelo dia inteiro, apenas em passeios ou por curtos períodos de tempo durante o dia. Se a roupa cobrir grande parte do corpo, a ventilação da pele e o controle térmico podem ficar comprometidos, principalmente considerando o excesso de pelos desses animais. Quando for lavar a roupa, cuidado também com os produtos de limpeza utilizados, porque certas substâncias contidas neles podem induzir irritações e alergias. Consulte o veterinário para saber o que usar (normalmente é sabão neutro).


Cuidado para não desrespeitar o bem-estar do seu cão apenas para agradar os seus desejos

           Algumas roupas podem ser úteis para certos animais de estimação e em certas situações - por exemplo, roupas de inverno para mantê-los aquecidos e secos em ambientes muito frios, ou jaquetas com cores muito chamativas visando segurança (ex.: ambiente muito escuro). No entanto, mesmo essas roupas precisam ser cuidadosamente escolhidas para assegurar o conforto do animal, não restringindo seus movimentos ou causando qualquer estresse.

                Nesse último ponto, o mais importante: qualquer sinal de inquietação, imobilidade ou mudança temperamental pode significar que seu animal está odiando as roupas. Gatos estressados podem começar a lamber seus pelos de forma excessiva, sentar ou deitar muito quietos, ficar mais vocais ou mesmo mais agressivos. Cães podem expressar estresse com as roupas ao lamber seus lábios, bocejar ou ofegar, ou ficar imóveis. Nunca force-os a manterem as roupas apenas por causa de capricho. Cães e gatos são nossos amigos, não peças de decoração.




REFERÊNCIAS
  1. https://www.peta.org/living/animal-companions/reasons-dog-costumes-bad-news/
  2. https://www.bbc.co.uk/newsround/45951083
  3. https://www.pdsa.org.uk/taking-care-of-your-pet/looking-after-your-pet/all-pets/is-it-ok-to-dress-up-my-pet