YouTube

Artigos Recentes

Faz mal o uso de roupas em cães e gatos?

      
                         
         Uma grande moda entre os donos de cães e gatos é o uso de roupinhas nos seus animais. Desde laços até peças completas, muitas pessoas acham uma ´fofura´ ver seus bichinhos do coração emperiquitados em ´fantasias humanas´. Mas é importante  ter alguns esclarecimentos em mente antes de vestir seus animais.

          Para começar, os cães e gatos não precisam de roupas. Em certas épocas de muito frio, algumas raças podem até agradecer um agasalho extra, mas outras, literalmente, já estão bem agasalhadas com os seus pelos, especialmente espécies de regiões frias. Outra coisa é que os gatos, em específico, tendem a odiar qualquer acessório a mais em seus corpos, mesmo que seja apenas um laço, com raras exceções. Se você tem um bichano, evite vesti-los. Pode parecer apenas uma rebeldia inicial deles, mas o uso de roupas eleva muito o estresse dos felinos. No máximo, vista-os para uma foto rápida.

Algumas raças de gato, como o Sphynx ( à direita), podem até se beneficiar com uma roupa especial no frio, mas será que o peludo à esquerda está satisfeito com a vestimenta?
             Focando, então, nos cães, os quais costumam ficar menos incomodados com as roupas, é importante escolher um modelo que não traga desconforto a eles, consultando um veterinário, se possível. Além disso, muitas raças, principalmente as de pele mais rosada, costumam ter alergia ao algodão. Evite esse tipo de tecido se puder. O ideal, também, é não vestir o seu cão pelo dia inteiro, apenas em passeios ou por curtos períodos de tempo durante o dia. Se a roupa cobrir grande parte do corpo, a oxigenação da pele começa a ficar comprometida, principalmente por causa do excesso de pelos desses animais, além do suor aumentar consideravelmente, levando a maus cheiros e maior proliferação de fungos. Quando for lavar a roupa, cuidado também com os produtos de limpeza utilizados, porque certas substâncias contidas neles podem induzir irritações e alergias. Consulte o veterinário para saber o que usar ( normalmente é sabão neutro).

Cuidado para não desrespeitar o bem-estar do seu cão apenas para agradar os seus desejos
               E o mais importante: qualquer sinal de inquietação, imobilidade ou mudança temperamental pode significar que seu animal está odiando as roupas. Nunca force ele a ir contra sua natureza apenas por causa do seu capricho. Cães e gatos são nossos amigos, não peças de decoração.

Artigo relacionado: Por que não permitir que o seu cão coloque a cabeça para fora do carro?