YouTube

Artigos Recentes

Doces são para crianças?

   

          Chega o período de Halloween. E uma das tradições mais famosas dessa época, especialmente nos EUA, é a tão popular brincadeira ´Doces ou Travessuras!´. É sempre muito divertida, mas gera vários problemas como o perigo das crianças saírem sozinhas batendo em porta em porta, cuidados com a qualidade dos doces oferecidos às crianças, debates sobre quem pode participar ( apenas crianças do bairro ou qualquer uma). Sim, mas existe um problema mais grave e que quase ninguém nem ao menos percebe: as pessoas induzem as crianças a se empanturrarem de doces como se isso fosse algo intimamente ligado à felicidade delas!

          A indústria doceira fica com um sorriso de ponta a ponta. Ganha tremendos lucros com a venda de doces nessa festividade e ainda cimenta com força a ideia de que criança feliz é criança entupida de açúcar e outros venenos que vêm junto aos doces! Os doces em excesso só trazem obesidade, diabetes, problemas cardíacos e danos cerebrais. E é um absurdo que tudo isso seja inserido no universo infantil como algo mágico e feliz, quando, na verdade, é o completo oposto! Não é de se admirar que nos EUA as taxas de obesidade ultrapassam qualquer limite e é onde também existe o maior número de problemas cardíacos do mundo.

Criança feliz se empanturra de doces e McDonalds, não é mesmo?

              É bem comum ouvirmos: ´Isso é comida de criança´, ou ´Dá um doce para o menino que ele acalma´, ou ´´Se não fizer o dever de casa, não vai ganhar sorvete´´, ou ´Comprei um salgadinho para você filho!´. E é estranho pensar em como isso é alto tão errado e, ao mesmo tempo, normal. Ligamos a ideia de doces, salgadinhos, e outras porcarias alimentícias, às crianças! Entupimos nossos filhos desde pequenos com alimentos cheios de açúcares, gorduras, sódio, e uma infinidade de outras substâncias viciantes e prejudiciais. Não podemos culpar os adultos por comerem tanta porcaria, porque desde crianças somos forçados a aceitar que isso é normal. E tudo arquitetado e incentivado pela indústria alimentícia gananciosa. Ela é tão maldita que a maioria dos produtos alimentares lixos são todos enfeitados e coloridos com bichinhos simpáticos, visando justamente a ingenuidade infantil. E os pais acabam dando as mãos aos empresários. Imagina que perfeito seria se víssemos um Mickey, um Pato Donald ou um Cebolinha em uma embalagem de frutas ou legumes? Bem, mas isso, infelizmente, é sonhar demais.

Todos muito coloridos, cheios de personagens infantis e em diversos formatos divertidos: uma verdadeira armadilha para as nossas crianças

         Temos que tentar implementar uma educação alimentar aos nossos filhos desde muito novos. As crianças muito jovens não sabem o que é o muito doce ou muito salgado, até apresentarmos a elas. O paladar delas está sendo formado nessa idade, e qualquer alimento saudável será consumido por elas com a maior satisfação ( claro, considerando também os gostos pessoais de cada indivíduo). Depois de introduzidas na escola, fica difícil controlar, mas dá ainda para equilibrar bem se elas foram acostumadas desde cedo com uma boa alimentação. E se todos os pais fizessem isso, não precisaríamos nos preocupar nem com as escolas. Os doces e outros alimentos processados atraem as crianças porque são ricos em energia ( açúcar em excesso e gorduras em excesso), e o que o corpo humano mais busca nessa fase para o desenvolvimento é energia. Mas a quantidade de energia, nas piores formas possíveis, oferecidas por esses alimentos é imensa, centenas de vezes maior do que a encontrada em um alimento disponível na natureza. Mas o nossos instintos evolutivos não sabem disso e só querem saber de energia, algo difícil de ser conseguido em meio SELVAGEM. Ou seja, na comodidade e sedentarismo oferecidos pela nossa moderna sociedade, não precisaríamos nem consumir muito do que é oferecido da natureza, imagina dos produtos industrializados.

          Um exemplo típico para mostrar como a educação alimentar infantil funciona, é a nossa recusa em beber chás sem muito açúcar, enquanto no oriente eles adoram a versão sem adoçante nenhum. Isso é porque, lá, desde cedo, os pais apresentam aos filhos, alimentos sem muito sal e sem praticamente nenhum açúcar. Outro alimento, que entra nesse caso, é o sushi, uma carne de peixe totalmente pura, sem frituras ou sal. E é também por isso que eles apresentam um índice de obesidade bem baixo e, geralmente, costumam ser bem mais saudáveis do que os ocidentais. As crianças odeiam as verduras e  frutas porque em vez delas, damos doces e outras porcarias, sempre apresentando estes alimentos como ´presentes´. Quando você apresenta o mundo de delícias perigosas para os seus filhos, é como lançá-los a uma espécie de mundo das drogas. E a má alimentação é um dos piores vícios.

Sim...Esse é o pesadelo das crianças, infelizmente.

         Enquanto associarmos "comida lixo" ( doces, refrigerantes, salgadinhos, etc.) com ´comida de criança´, a situação da saúde pública só tenderá a piorar. E o pior: a alimentação saudável e natural, como verduras, é encarada como o pesadelo das crianças! Mas é claro, vender alimentos naturais não aumenta os lucros da poderosa indústria dos processados, então a lógica comercial consiste em inverter os valores de moralidade e responsabilidade. Como as crianças não tem um senso crítico formado, é fácil empurrar qualquer coisa para elas comerem. E os empresários gananciosos não pensam duas vezes em usá-las para acabarem com seus estoques. E sem controle crítico, elas compram, compram e compram, gastando cada centavo que conseguem colocar as mãos e cada lágrima de choro que conseguem derramar para chamar a atenção dos pais. Não caiam e não deixem seus filhos caírem nessa. Vamos aplicar a educação alimentar desde cedo nos pequenos. É aproveitar a fase em que o paladar deles está sendo formado para acostumá-los com uma alimentação saudável. Cuide cedo e proteja o futuro.

          E se uma criança bater em sua porta gritando ´Doces e Travessuras!´, aceitem a travessura. Vai doer menos em você do que nelas...:)

                   Siga o Instagram para entender melhor sobre as tabelas de informação                     nutricional dos alimentos: https://instagram.com/jeanoliveirafit