YouTube

Artigos Recentes

Dietas, suplementos ou alimentos detox são eficazes?

  

- Atualizado no dia 12 de agosto de 2021 -

Compartilhe o artigo:



        Ganhando muita popularidade nos últimos anos, a famosa dieta Detox, suplementos Detox e alimentos Detox estão em todas as esquinas e em programas milagrosos de regime de emagrecimento. A 'desintoxicação' associada a esses alimentos alegadamente promove uma melhor qualidade de vida, previne doenças e leva a uma substancial perda de gordura corporal ao retirar do corpo diversas toxinas acumuladas pelos processos metabólicos e ingestão de elementos tóxicos através da alimentação, sujeiras e ar poluído. Mas, segundo as instituições de saúde, literatura acadêmica e especialistas na área de nutrição, esses programas alimentares supostamente desintoxicantes não passam de lorota, sem um mínimo de suporte científico. E o pior: podem ser perigosas!

           A 'medicina' alternativa do detox "ensina" que o corpo acumula diversas toxinas e substâncias não necessárias para o corpo através da alimentação e do ambiente ao nosso redor. Hormônios em carnes, pesticidas, metais pesados, corantes, estabilizantes, adoçantes, realçadores de sabor e toxinas liberadas pelo metabolismo normal do corpo estariam sendo acumulados no nosso corpo, e diversas doenças modernas estariam sendo causadas por elas. Com isso, diversos alimentos deveriam ser eliminados do seu prato, e outros deveriam ser incluídos, ou seja, aqueles com supostas propriedades desintoxicantes benéficas. Essa seleção cuidadosa de alimentos - ou adoção de um regime específico de alimentação acompanhado ou não por suplementos detox - desencadearia uma limpeza geral no seu organismo, eliminando as ameaças citadas.

----------
Programas Detox podem envolver uma variedade de "estratégias" de limpeza do corpo, como:
- Jejum.
- Consumo exclusivo de sucos ou outro líquidos por vários dias.
- Consumo de uma seleção bastante restrita de alimentos.
- Uso de vários suplementos alimentares ou outros produtos comerciais.
- Limpeza do cólon (trato intestinal inferior) com enemas, laxativos, ou hidroterapia do cólon.
- Combinação de uma ou mais das opções acima.
----------

         Bem, não é mentira que diversos contaminantes nas águas, ar e alimentos nos causam mal, mas não existe evidência de que a maior parte deles é acumulada em nosso corpo ou que certos alimentos ou regimes combinados eliminem eles do organismo. NÃO existe evidência científica mínima de que suplementos ou programas detox tragam benefícios extras ao corpo, especialmente de desintoxicação. Mas, se fosse apenas crença infundada, não seria necessária tanta preocupação (apenas com a sua carteira, é claro).

Sucos detox estão muito na moda e podem até ser saudáveis, mas sem uma dieta equilibrada e bons hábitos de vida, de nada adiantam; além disso, independente da dieta, não existe comprovação de que qualquer alimento retire toxinas além do que o seu corpo consegue eliminar

- Continua após o anúncio -



           O maior problema é que quase todas os programas detox eliminam diversos alimentos do cardápio do indivíduo, retirando  importantes nutrientes necessários para suprir suas exigências nutricionais diárias. E em algumas dietas do tipo, mais extremas, o indivíduo fica submetido apenas a algumas fontes alimentares, como sucos. Ao invés de ajudar o corpo, você estará acumulando pesados danos. Exemplos absurdos podem incluir: 'coma apenas verde', ou 'beba apenas líquidos', ou 'corte totalmente as gorduras e carboidratos'. Se você apenas consome os 'alimentos detox' como complemento de uma dieta equilibrada, não existe problemas para o corpo, sendo que você apenas gastará, desnecessariamente, mais dinheiro para comprá-los ou estará dando um nome mais bonitinho a uma vitamina feita em casa.

          A alimentação/suplementação detox é apenas um jogo de marketing, feito com o único objetivo de gerar lucro, nascendo sem suporte científico mínimo, e continua sem suficiente suporte científico. Nunca troque sua dieta equilibrada por nenhum programa detox ou priorize esse alimentos 'mágicos' em detrimentos de outros mais saudáveis, principalmente se você tiver alguma doença crônica metabólica, como diabetes. Converse sempre antes com o seu médico ou nutricionista antes de alterar drasticamente sua rotina alimentar Além disso, é preciso tomar cuidado com os suplementos detox, os quais podem vir contaminados com substâncias diversas não discriminadas, inclusive ilegais (1).
Essa, sim, é um boa orientação e excelente uso da palavra 'desintoxicar'; é uma campanha do Ministério da Saúde alertando sobre os riscos de uma dieta mal orientada e criticando, implicitamente, a onda 'detox'

- Continua após o anúncio -



         Vamos deixar mais uma coisa clara aqui: não subestime seu corpo. Nosso sistema de defesa e excreção é algo fruto de uma evolução que durou milhões e milhões de anos, com o nosso fígado e rins, por exemplo, sendo filtros removedores poderosíssimos de toxinas do nosso organismo. Esse sistema é muito inteligente e sabe protegê-lo de forma muito eficiente das ameaças externas. Mas, para ele trabalhar com eficiência, você precisa ficar longe de hábitos prejudiciais, como fumo, excesso de bebidas alcoólicas, falta de exercícios físicos, alto consumo de alimentos muito processados, etc. E o mais importante: você precisa consumir uma dieta saudável, com todos os nutrientes de que o seu corpo precisa, e manter-se sempre bem hidratado. Não existe receita mágica. A maior parte das dietas Detox são extremistas e acabam prejudicando muito nosso sistema de limpeza, ao invés de ajudá-lo. Existem relatos de caso na literatura acadêmica de sérios efeitos adversos, por exemplo, com o consumo dos populares "chás detox" (Ref.16)

Não desperdice seu dinheiro em produtos sem suporte científico

            Para reforçar o alerta, um estudo de revisão publicado no final de 2014 (Ref.13) não encontrou qualquer evidência de que as dietas Detox ofertadas no mercado possuem algum efeito desintoxicante no corpo ou de otimização nas funções hepáticas. Além disso, o estudo apontou que os raros trabalhos suportando certos produtos Detox (financiados por empresas do setor alimentar, claro) possuíam falhas sérias em seus resultados e metodologias de análise clínica. Ainda segundo o estudo, não existia até o momento nenhum estudos científicos sérios sobre a segurança dessas dietas e produtos de 'desintoxicação', e muito menos ainda para afirmar qualquer coisa sobre perda efetiva de peso (gordura corporal) e sua manutenção a longo prazo. E essas dietas estariam desintoxicando o corpo de quais substâncias? Os autores da revisão afirmaram que nenhuma empresa vendendo esses produtos deixa essa pergunta respondida, porque, provavelmente, nem elas sabem.

          De fato, quase inexistem estudos clínicos randomizados de mínima qualidade na literatura acadêmica sobre dietas e outros produtos detox investigando eficácia ou eventos adversos. Uma recente exceção é um estudo clínico randomizado de três braços publicado em 2020 no periódico Nutrition & Metabolism (Ref.17) o qual buscou avaliar a dieta detox Wellnessup como auxiliar de emagrecimento e de eliminação de metais tóxicos do organismo. Um total de 45 participantes foram avaliados, e divididos em três grupos (15 em cada): dieta normal, dieta com restrição calórica tradicional e dieta Wellnessup. O tempo de acompanhamento total foi de 4 semanas. 

          Como esperado, os resultados do estudo mostraram que não houve diferença em termos de emagrecimento entre a dieta Wellnessup e a dieta de restrição calórica tradicional. Por outro lado, os pesquisadores observaram que os níveis de 4 metais tóxicos (Ni, Rh, Sn e Ga) de 29 metais tóxicos analisados (cabelo dos participantes) estavam significativamente menores após o período de estudo apenas naqueles sob a dieta Wellnessup. Porém, o estudo possui muitas limitações. Além de ser de pequeno porte - tornando o valor estatístico do estudo questionável - e de curto prazo, ficou incerto se a dieta teve um real efeito "detox" ou se apenas refletia um menor nível desses elementos tóxicos nos constituintes da dieta (e por quê não houve significativa redução em outros metais tóxicos?). Nesse último ponto, é válido ressaltar que a dieta Wellnessup não é radical, altamente restritiva ou uma simples pílula ou erva, sendo composta por vários vegetais, frutas, grãos integrais, sementes e fitonutrientes. 

            Aquela história de você exagerar nas porcarias no final de semana e na segunda-feira comer alimentos ou suplementos 'desintoxicantes' para se recuperar totalmente, não possui suporte científico. Se você agrediu seu corpo, este não será reinicializado com um simples suco verde. Muitos danos não são possíveis de serem revertidos e podem se acumular com o tempo. No caso do consumo alcoólico, temos um aumento no risco de câncer Esses mitos só servem para incentivar as irresponsabilidades de saúde, criando ilusões de cura para qualquer hábito prejudicial.

- Continua após o anúncio -



          E se um perigoso contaminante, como o metal tóxico mercúrio (Hg), estiver se acumulando no seu corpo, seja de qual fonte for, é necessário realizar um tratamento médico com medicamentos específicos. Alimentação, por si só, não deve ser uma via terapêutica de preferência. Aliás, como já mencionado, se você suprimir seu corpo de uma dieta nutritiva por causa de regimes detox malucos, seus órgãos não irão trabalhar direito, aumentando o risco de perigosa acumulação de toxinas e maior vulnerabilidade a graves intoxicações.
Nosso corpo é muito bem adaptado às adversidades do meio, e sabe muito bem promover sua própria limpeza, no limite do possível; se você sofreu qualquer tipo de contaminação, a opção mais coerente e responsável é a busca por um tratamento médico especializado

           Ao invés de gastar dinheiro em produtos Detox suspeitos, invista mais na sua dieta, incluindo frutas, verduras, cereais, grãos, carnes, farinhas integrais e laticínios - ou uma dieta vegetariana bem planejada. Invista também seu tempo em exercícios físicos e na leitura de dicas confiáveis de saúde, consultando textos acadêmicos, agências de saúde e seguindo o conselhos de especialistas de saúde (ex.: nutricionistas). Essa é a melhor forma de proteger seu corpo. Dizer que existem alimentos mágicos, que purificam o corpo, induz as pessoas a abusarem de hábitos danosos, na ilusão de que excessos prejudiciais serão compensados com um pílula milagrosa. Infelizmente, formas irresponsáveis de tirar o dinheiro das pessoas sempre existirão. A melhor defesa nesse sentido é a boa educação.

-----------
CONCLUSÃO: Não existem receitas alimentares que removem toxinas no seu corpo. Seu próprios órgãos de limpeza (fígado e rins principalmente) é que fazem esse trabalho. É preciso mantê-los saudáveis para que a desintoxicação do seu corpo seja ideal.

OBSERVAÇÃO: Existem nutricionistas que usam o termo 'detox' para apelidar dietas saudáveis, as quais ajudarão o seu corpo a funcionar melhor, incluindo na otimização da limpeza do organismo. Mas isso é o que uma boa dieta é: alimentação que nutre bem o seu corpo. Com o nome de detox, ou não, só existe um tipo de boa dieta, e é o tipo equilibrado, saudável. Nomes anexados a ela são apenas propagandas comerciais. Agora, dizer que existem alimentos que retiram toxinas além do que o seu corpo é capaz, é pura especulação, não existindo comprovação científica para tal.

IMPORTANTE: Se você estiver com algum problema de acumulação de toxinas no corpo, especialmente metais pesados, como o mercúrio, procure tratamento médico urgente! Nesse caso, nenhum alimento ou suplemento alimentar irá te ajudar, onde apenas medicamentos resolverão o quadro de intoxicação. Sofreu contaminação com algo nocivo, corra ao hospital e não a receitas alimentares. O mesmo raciocínio é válido para os dependentes químicos e intoxicações geradas por mal funcionamento em órgãos diversos do corpo.

CONSELHO: Se você der uma busca rápida pela internet, verá diversos programas rápidos de dietas detox para o emagrecimento rápido e de forma saudável. Como eu já disse inúmeras vezes, não existe forma rápida para programas de emagrecimento. Se você ficar duas semanas em uma dieta forçada, com corte de vários nutrientes e calorias, irá perder gordura somente por um curto período, porque, ao voltar para a rotina normal, irá ganhar toda a massa perdida ou engordar mais. Uma dieta séria é baseada em uma mudança vitalícia no estilo de vida, de forma experimental e gradual. Você deve gostar da nova dieta para nunca abandoná-la e manter os ganhos positivos dela para sempre. Ignore anúncio do tipo: 'Perca X quilos de peso em apenas 1 semana com essa nova dieta!'. Não é você quem deve se adequar à dieta, é a dieta que deve se adequar a você.
----------


REFERÊNCIAS 
  1. http://bmb.oxfordjournals.org/content/early/2012/01/31/bmb.lds002.full
  2. http://www.independent.co.uk/life-style/health-and-wellbeing/health-news/products-offering-an-easy-detox-are-a-waste-of-time-1225809.html
  3. http://www.msnbc.msn.com/id/18595886/ns/health-diet_and_nutrition/t/experts-warn-detox-diet-dangers/
  4. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25522674
  5. http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/7808348.stm
  6. http://www.quackwatch.org/01QuackeryRelatedTopics/detox_overview.html
  7. http://www.mayoclinic.com/health/detox-diets/AN01334
  8. http://search.proquest.com/openview/11bcb8f2d2327bca1f54af2aacfac509/1
  9. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.2752/175174415X14180391604404
  10. http://anytimefitness.ideafit.com/fitness-library/detox-diets-myths-vs-reality
  11. http://www.theguardian.com/lifeandstyle/2014/dec/05/detox-myth-health-diet-science-ignorance 
  12. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0262407913620953 
  13. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jhn.12286/full    
  14. https://www.nutrition.gov/subject/shopping-cooking-meal-planning/juicing-101
  15. https://healthsci.mcmaster.ca/learningtechlab/news/2018/11/07/detox-diets
  16. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8083992/
  17. https://link.springer.com/article/10.1186/s12986-020-00465-9