YouTube

Artigos Recentes

Por que os árbitros de futebol erram tanto?

     

        Claro, aqui eu não estou considerando a falta de preparo do árbitro ou jogadas muito difíceis. Em uma média geral, esses profissionais, bons ou não, não escapam de erros relativamente frequentes, com alguns bem escandalosos, mas isso pode ser culpa de uma característica cultural da população ocidental: a leitura da esquerda para a direita!

        A partir daqui, fica claro que esta explicação só é plausível no lado ocidental do planeta, mas a mesma lógica pode, provavelmente, ser aplicada para o lado oriental. E isso é válido para qualquer esporte ou qualquer situação relacionada à orientação espacial. Em estudo publicado neste ano, nos EUA (Ref.2), diversos atletas foram recrutados para analisarem imagens consecutivas de um jogador tentando se livrar do adversário. Primeiro, uma seleção de imagens eram reproduzidas da esquerda para a direita para um grupo. Depois, as mesmas imagens eram reproduzidas da direita para a esquerda para outro grupo. Após essa exposição visual, esse último grupo recebia outra sequência de imagens da esquerda para a direita, e o outro grupo o inverso. Conclusão? Quando as imagens eram reproduzidas da direita para a esquerda, os erros analíticos (opinião interpretativa do que estava ocorrendo nas imagens) eram três vezes maiores!

         A teoria usada pelos pesquisadores para explicar o fenômeno reside no fato de que a leitura de textos e imagens no mundo ocidental é feita da esquerda para a direita, ou seja, você começou esse parágrafo lendo "A teoria..." e finalizou a frase exatamente neste ´ponto´. Com isso, o cérebro é condicionado, desde cedo, a achar normal a leitura de qualquer coisa da esquerda para a direita. Se no momento de uma falta, a jogada é percebida pelo juiz vindo da direita e finalizando na esquerda, o cérebro pode achar o movimento dos jogadores meioestranho e, aí, surge as faltas inexistentes e os xingamentos da torcida. Não consegui encontrar estudos do tipo no lado oriental do mundo - o qual possui uma leitura contrária à nossa - como o Japão, onde a leitura é feita da direita para a esquerda (os mangás são um exemplo).

          E é interessante mencionar um fato curioso extra: podem reparar que, nos filmes, geralmente o herói sempre se apresenta chegando pela esquerda da tela e, o vilão, pela direita; um está "agindo" certo, e, o outro, errado! Uma técnica cinematográfica bem antiga e muito utilizada para enfatizar uma mensagem visual.

           Será, então, uma boa ideia incentivar a leitura de quadrinhos japoneses nas escolas de arbitragem? Fica aí a dica...( Risos).

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4499674/
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26217294
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17576259/
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20628648/ 
  5. http://csjarchive.cogsci.rpi.edu/Proceedings/2005/docs/p412.pdf
  6. http://pss.sagepub.com/content/14/4/296.short