YouTube

Artigos Recentes

Ratos são mais resistentes à dor se homens estiverem presentes!

    


          Ratos de laboratório resistem melhor a procedimentos que causam dor, como injeções, quando homens estão lidando com eles, segundo um estudo recente publicado na Nature (1).

          Comparando homens e mulheres tratando os roedores, foi mostrado que em todas as vezes nas quais apenas os pesquisadores masculinos estavam presentes, havia uma queda em torno de 40% na dor experimentada pelos ratos! Diversos outros testes foram feitos para comprovar o achado. Em um deles, foi utilizado apenas as roupas dos homens e/ou substâncias extraídas das suas glândulas sudoríparas, e os resultados foram exatamente iguais. A explicação para o fenômeno é que substâncias no cheiro das excreções sudoríparas no homem induzem um grande estresse nos ratos, fato este que produz hormônios anestésicos no roedor, diminuindo a sensação de dor.

          Com essa descoberta, o 'cheiro' natural masculino talvez tenha que entrar na análise de resultados clínicos, já que haverá diferenças significativas dependendo do sexo do pesquisador manipulando esses roedores. Isso é algo ainda mais importante de ser analisado em estudos envolvendo os testes de anestésicos.

(1) Publicação do estudo: Nature