YouTube

Artigos Recentes

Por que os japoneses gostam tanto do Godzilla?

 

            O fanatismo dos japoneses pelos filmes de monstros gigantes, grandes deuses destruidores de cidades, é sempre interpretado pelo ocidente como algo diretamente relacionado com as bombas atômicas que atingiram as duas cidades do Japão no final da Segunda Guerra Mundial. Mas este evento tem pouca relação com os filmes.

             Apesar, claro, das bombas atômicas terem o seu papel de influência, os monstros gigantes invadindo as cidades representam, em maior grau de importância, a força descomunal da natureza. O território do Japão sofre com inúmeras adversidades naturais, como terremotos frequentes, erupções vulcânicas, tornados, e outros. Lagartos e crocodilos são inofensivos em seu tamanho normal, mas quando estas criaturas estão em uma escala descomunal, nada pode ser feito. Só resta sobreviver a destruição. E isto é algo enfrentado no cotidiano dos japoneses, onde podemos citar o terremoto/tsunami que atingiu a costa do país recentemente. E outra característica dos filmes: lutas entre monstros. Apenas as forças da natureza podem deter estas mesmas forças. Devemos apenas rezar e saber respeitá-las.

             A criação do monstro Godzilla é apenas mais uma forma do povo japonês exprimir seu respeito à poderosa Mãe Natureza.Vendo dessa forma, agora sabemos porque o filme de 1998 foi um desastre e não no bom sentido...

Fonte de referência: BBC