YouTube

Artigos Recentes

Por que os homens tem excesso de pelos faciais e as mulheres não?

 

          Bem, logicamente, é devido às atuações diferenciadas dos hormônios sexuais de cada gênero, onde a testosterona dita a formação de exuberantes barbas. Mas o que levou a manutenção destas barbas durante a evolução, ou melhor, por que a testosterona faz isso?

        A resposta pode ser apenas uma sorte do acaso, na qual essa característica secundária surgiu junto à diferenciação entre homens e mulheres, mas é mais provável que o que ocorreu conosco foi o mesmo que moldou o pavão e leões! Ou seja, homens com barbas cheias atraíam mais as mulheres no passado, assim como os leões com jubas mais exuberantes atraem mais fêmeas.E o contrário também é válido: mulheres com rostos mais limpos atraíam mais os homens! Além disso, em uma teoria mais bem aceita no meio científico, uma grande barba deixa o indivíduo com o aspecto mais intimidador e robusto, do mesmo jeito quando alguns animais eriçam os pelos para parecerem maiores. E ser intimidador era algo valioso para um homem selvagem na defesa do seu grupo, ou mesmo na hora de intimidar rivais na luta pela corte das fêmeas.

Na história humana, a barba foi sempre vista como um símbolo de poder, força e sabedoria masculina

         E para provar porque os cientistas acham isso bem mais plausível, nós devemos nos lembrar que na antiguidade e até algumas décadas atrás, os homens prezavam muito pelas suas barbas, sendo algo importante principalmente para os líderes, e este fato pode ser uma herança do tempo das cavernas, a qual foi sendo aos poucos enfraquecida. Pesquisas recentes mostram que homens com barba aparentam ser mais imponentes e agressivos ao olhar de terceiros, mesmo em tempos atuais, algo similar ao efeito de uma voz masculina mais grossa. Curiosamente, diversos estudos demonstram que as mulheres, geralmente, não sentem atração alguma pelas barbas. Portanto, o que pode ainda manter a busca da barba pelos homens é justamente o caráter de ´macho alfa´ que elas podem proporcionar. As mulheres podem não achar uma barba bonita, mas se sentem atraídas pelo poder de imponência e segurança ( agressividade contra inimigos) que homens barbados transmitem.

Estima-se que cerca de 8% da população asiática descende de Genghis Khan e sua família; o supremo conquistador mongol prezava muito pela sua barba e via nela um símbolo de força e virilidade

         Hoje, com a evolução social desenfreada, este desejo pela pelagem facial diminuiu, mas mesmo assim a visão de um clássico ´macho´ ainda requisita uma barba, no mínimo, aparente, não é mesmo?

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0162309595001301
  2. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191886908001748
  3. http://psycnet.apa.org/journals/psp/59/1/61/
  4. http://www.bbc.com/future/story/20160418-the-real-reason-men-grow-beards
  5. http://beheco.oxfordjournals.org/content/early/2012/01/12/beheco.arr214.short
  6. http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10532528.2005.10559826
  7. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1090513813000226
  8. https://beheco.oxfordjournals.org/content/early/2012/12/11/beheco.ars211.full
  9. https://beheco.oxfordjournals.org/content/early/2012/12/11/beheco.ars211.full
                                                                           Anúncio