YouTube

Artigos Recentes

Por que as axilas são cabeludas?


              

         Existem algumas teorias do porquê das axilas serem cabeludas. Uma ideia é a de que os pelos impedem o superaquecimento dos nódulos das axilas, ao deixar o suor escapar mais facilmente pelo vento. Mas, para isso, eles devem ser escassos, para não ter o efeito contrário. E os pelos das axilas obedecem essa característica. Outra é a de que os cabelos reduziriam a fricção na junção entre seu braço e o tronco. Durante corridas e logas caminhadas, isso seria fundamental para evitar feridas desnecessárias ( as famosas assaduras). Uma terceira teoria é a de que o suor, e os cheiros causados por eles,  agiriam como feromônios, e os pelos ajudariam a dispersar estes odores, aumentando a área de superfície do suor em contato com o ar. Os pelos pubianos seguiriam esta última explicação também. E, analisando esta última proposta, por quê?

           De forma subconsciente, o cheiro da sua axila, gerado por glândulas específicas da epiderme que liberam diversos metabólitos orgânicos junto ao suor, faria você se sentir mais atraído por um determinado indivíduo do que por outro. Pesquisas mostram que o cheiro característico de diferentes grupos de pessoas não ligados por laços familiares, ou bem distantes na comparação entre suas bibliotecas genéticas, são completamente distintos quando sentido por nosso olfato. Em outras palavras, diferentes cargas genéticas geram diferentes tipos de cheiros. Se um homem vê uma mulher, ou vice-versa, ele irá preferir uma que possua um cheiro totalmente diferente ( com genes também mais diferenciados), porque a união entre eles gerará filhos que levarão uma carga genética e sistema imunológico mais variados, somados de ambos os pais. Com isso, seus bebês serão mais fortes e terão uma carga genética bem mais diversificada da dos pais separados, além de melhor prevenir doenças que só se manifestam quando existe a junção de dois genes iguais, recessivos ou dominantes. Isto também seria uma forma de impedir, por exemplo, o incesto e seus consequentes danos genéticos. Durante nossa evolução como Homo sapiens, essa seria uma excelente ferramenta para a geração de descendentes mais saudáveis. E olha que coincidência: esses pelos começam a surgir durante a puberdade, quando o nosso corpo está pronto para as atividades sexuais!

        Então, quando forem dar um fora naquele(a) garoto(a) com um cheiro mais esquisito, pensem no futuro...E, falando em cheiro esquisito*, quem possui o cheiro mais fedido? O homem ou a mulher? É preciso responder?

          * O cheiro forte causado pelo suor das axilas é devido ao ataque de bactérias nas secreções eliminadas junto à sudorese desta região. Elas comem carboidratos, e outros metabólitos liberados, excretando substâncias mal cheirosas. Os desodorantes, ou outros meios ( como o uso de limão), matam as bactérias ou impedem que a produção de suor seja acentuada.

REFERÊNCIAS CIENTÍFICAS
  1. http://goaskalice.columbia.edu/answered-questions/whats-point-pubic-hair
  2. http://link.springer.com/article/10.1007/s00265-011-1305-0
  3. http://investigativegenetics.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13323-015-0021-3
  4. http://www.nature.com/scientificamerican/journal/v302/n2/full/scientificamerican0210-42.html