YouTube

Artigos Recentes

Os cristais e a solidificação da água



          O conhecimento comum sempre prega que a água, sob condições normais de pressão( 1 atm), congela a partir de 0°C. Mas este é um erro comum de pensamento, porque o gelo só é formado a partir de uma boa organização da sua estrutura cristalina. E certos tipos de bactérias se aproveitam deste processo.

        Considerando uma água totalmente pura, ela só congela na incrível temperatura de 48°C negativos! Nós só observamos ela solidificar em temperaturas maiores porque no ambiente comum a presença de impurezas favorece a formação de cristais gelo, ou seja, diversos tipos de solutos ou sólidos presentes em suspensão na água servem como núcleo catalisador. E este fenômeno é bastante comum na química, onde substâncias que formam estruturas cristalinas precisam de um empurrão inicial para o término do processo de cristalização fracionada (1). Os catalisadores podem ser diversos, indo de poeiras orgânicas à minerais pulverizados. Quanto melhor o formato destes ´pré-cristais´ maior é a temperatura de congelamento.

         Aproveitando-se deste truque físico-químico, as bactérias Pseudomonas syringae, e outras da mesma família, possuem um formato celular perfeito para a iniciação da cristalização do gelo, fazendo com que a água  congele em temperaturas próximas à 0°C, algo bem quente, se lembrarmos do que foi dito acima. Elas usam esta vantagem evolutiva para congelar a água no interior das folhas das plantas de regiões frias ( as quais não congelariam naturalmente apenas com a temperatura média do lugar), e, quando o gelo expande, ele sai quebrando as paredes celulares das plantas, liberando nutrientes  para as bactérias e deixando aquelas famosas ranhuras ´queimadas´ na superfície das folhas.  
Queimaduras na folha causadas pela Pseudomonas syringae


          Além deste mecanismo, os cientistas acreditam que grande parte das chuvas e nevascas ( ambas precisam do congelamento da água no interior das nuvens) são causadas por estas bactérias, onde estas são frequentemente encontradas em grande quantidade no meio destes processos meteorológicos! Muitos programas de chuvas artificiais já utilizam as mesmas para salpicar as nuvens e promover chuvas localizadas.

        - 48°C e bactérias que fazem chover... O mundo parece ser redescoberto a cada segundo de pesquisas!

(1) Em laboratórios de química, é comum ser raspado as paredes de vidro dos recipientes contendo misturas de substâncias orgânicas a serem cristalizadas. As raspas cristalinas de vidro catalisam o início da solidificação e cristalização de um ou mais componentes da mistura alvo, facilitando o trabalho de separação física.