YouTube

Artigos Recentes

Mais mistérios no fundo do mar

  
      

        Uma grande exploração em uma camada grossa de gelo na Antártida, com 740 metros de espessura, revelou algo inacreditável para os cientistas este ano.

         Em um ambiente sem luz, com temperaturas baixíssimas e sem contato com o resto do oceano, vidas muito complexas foram observadas, como alguns peixes translúcidos. Os pesquisadores esperavam descobrir apenas algumas espécies bem resistentes de bactérias, mas encontraram um ecossistema rico. A profundidade da água sob a enorme camada de gelo possuía algo em torno de 10 metros.

          Alguns podem perguntar sobre os grandes abissais de mais de 3000 metros na Oceania, onde a vida é absurdamente variada e é isenta de radiação solar. Ali as pressões são extremas e as formas de produção de energia são limitadas, mas, diferente desta região na Antártida, os seres que ali se encontram recebem uma chuva diária de nutriente provinda da superfície do oceano, onde a fotossíntese é colossal. Debaixo do grosso gelo, os animais ali presentes estão completamente isolados, e os cientistas já estão teorizando sobre as fontes de energia que sustentam a cadeia alimentar no local. Alguns acreditam em fontes de metano brotando de bolsões de gás ou até mesmo minerais a base de ferro, que podem ser utilizados por certas bactérias na realização de quimiossíntese.

          De qualquer forma, foi um grande achado, e isto mudará a visão da biologia sobre os limites de sobrevivência da vida.  

Fonte: Scientific American