YouTube

Artigos Recentes

Híbridos criados pelo aquecimento global



          Por causa das mudanças climáticas, territórios de diversas espécies estão perdendo suas limitações e acabam misturando pares de animais antes nunca ´programados´ para se encontrarem. Com isso, híbridos estão nascendo na natureza com cada vez mais frequência.

           Se o nascimento sem controle de novas espécies é algo ruim ou bom, as opiniões de pesquisadores se dividem neste ponto. Para os pessimistas, a criação de híbridos diminui muito o número de espécies antes adaptadas perfeitamente ao ambiente atual, em um período de tempo muito curto, dando origem a novas espécies que podem ser muito fracas por causa de mutações indesejadas. Além disso, as novas espécies híbridas não receberão proteção governamental por não estarem ainda catalogadas nas listas de ´perigo de extinção´, o que pode ser uma desculpa muito conveniente para caçadores e criadores, ilegais ou não.

         No lado dos que não acham a ideia de diversos novos híbridos surgindo por todo lado algo trágico, existe a justificativa de que o ambiente é o responsável por moldar os seres vivos que nele estão inseridos. E é isto o que está acontecendo. A evolução natural, drástica ou amena, sempre vence no final, e mesmo nós sendo a causa do distúrbio, não há como parar o engenho ambiental. Somando-se a isso,  temos diversos exemplos recentes de híbridos muito bem sucedidos, como é o caso do lobo da foto abaixo, o qual é o resultado da mistura entre uma espécie de cão, lobo e coiote, e acabou reunindo características isoladas que fizeram dele muito mais adaptado à caçar uma das iguarias da sua região: veados de cauda branca. Bem, e ainda temos o fato de que muitos especialistas não estão convencidos de que o homem é o responsável majoritário pelo aquecimento global que vem ocorrendo nas últimas décadas.

           De qualquer maneira, a civilização humana vêm induzindo a extinção de espécies 1000 vezes mais rápido do que no passado, e as hibridações acabam sendo o menor dos problemas. Por ora...

Referência Científica: http://www.scientificamerican.com/article/global-warming-spawns-hybrid-species/