YouTube

Artigos Recentes

Fígado gorduroso: cuidado!

                                                           

           A dieta americana, conhecida por ser uma das piores do mundo, dobrou o número da doença conhecida como ´fígado gorduroso´ entre as crianças e adolescentes, alcançando o nível apresentado pela população adulta. Verdadeiros ´Foie Gras´ humanos estão sendo criados aos montes e a situação só tende a piorar.

            O fígado gorduroso aumenta, e muito, os riscos de diabetes e diversas enfermidades acometidas no fígado, como cirrose e danos característicos das bebidas alcoólicas, mas agora causados pela dieta rica alimentos que levam a um excesso de deposição lipídica. A condição também é uma das principais causas de transplantes de fígado nos EUA. Não existem medicamentos avaliáveis no mercado, e a única forma de diminuir o acúmulo adiposo no órgão é a mudança na alimentação e prática de exercícios físicos. Mesmo atingindo todas ´raças´ e etnias, sem distinção, os hispânicos são mais suscetíveis à doença, por possuírem um gene que facilita a deposição de triglicerídeos no fígado. E apesar do nome ser  sugestivo, não é apenas o excesso do consumo de gorduras que leva à condição. Doces, massas brancas, refrigerantes, batata frita, entre outros alimentos de alto índice glicêmico possuem o mesmo efeito, porque todos eles induzem ao acúmulo de gordura e, como a insulina está envolvida neste caso, a situação piora. Além disso, o consumo de frutose em excesso ( um adoçante comum aqui e nos EUA, achado, por exemplo, no xarope de milho) também está sendo diretamente ligado à esta condição.

              Antes de terem uma conversa com seus filhos sobre cigarros e álcool, desde cedo preocupem-se com o que eles já andam comendo e com o que vocês dão a eles. Excesso de açúcar e gordura é tão perigoso quanto drogas. E os bebês não sabem a diferença entre comida ´de gosto ruim´ ou ´de gosto bom´. O importante é o valor nutritivo. Eles acostumam-se com o que é dado na boca. Fica a dica.