YouTube

Artigos Recentes

Descoberto material orgânico 10 vezes mais forte que o aço



        O tempo segurando o título de material mais resistente à tração do que qualquer um já criado pelo ser humano acabou para as teias de aranha. Cientistas descobriram que os minúsculos dentes das lapas ( aqueles moluscos com conchas achatadas que ficam grudados nas rochas nas praias) são até 5 vezes mais resistentes do que a maioria das teias!

            Só para modo de comparação, uma teia regular possui força de tensão 5 vezes maior do que o aço comum!* O material dentário é composto de um mineral de ferro entrelaçado por um certo conjunto de proteínas. As lapas usam diversos deles em forma de uma serra para triturar alimentos e escavar as regiões da rocha onde irão se fixar( isto é extremamente importante para estes animais, porque quando a maré baixa, eles ficam expostos ao ressecamento; fixas e vedadas na parede rochosa elas impedem a perda de água). Partir estes dentes no meio usando apenas força seria uma tarefa depressiva até para o próprio Hércules!

        Os cientistas e engenheiros irão estudar melhor o material para tentar reproduzir a forte estrutura em maior escala. Pode ser um passo importante para os novos materiais do futuro.

*É sempre bom lembrar que a maior força da teia de aranha em relação ao aço é em relação à sua força de tensão, ou seja, o quanto ela consegue suportar de peso pendurado antes de partir-se. Nesse caso, ela vence o aço com facilidade. Mas em outros testes de resistência as teias não podem nem ser comparadas à liga metálica( resistência a deterioração, resistência ao corte transversal, à oxidação/combustão, dureza, entre outros). Dito isso, os dentes da lupa também vencem a teia em diversos outros aspectos e perdem para o aço em diversos outros.

Fonte de Referência: Scientific American e BBC